7 importantes dicas se você quer empreender

Separei algumas dicas interessantes que podem lhe ajudar no desafio de ser um empreendedor. Convido você a refletir sobre elas:

1. Muita quantidade e muita frequência, seja do que for, torna aquilo que você gosta em algo que você não gosta. Exemplo: se você deseja ter muito trabalho para se sentir com sucesso, tome cuidado pois o excesso de trabalho ao invés de fazer você se sentir uma pessoa de sucesso, poderá lhe trazer um sentimento de incompetência por não conseguir lidar com tudo. Busque o equilíbrio!

2. A maioria das pessoas (pelo menos muitas que conheço) optam por algo “estranho”. Escolhem a infelicidade a incerteza, ou seja, preferem viver uma vida dura do que arriscar em algo novo ou diferente em busca de melhores condições, isto pelo simples fato da incerteza de sucesso. Quem já se tornou empreendedor, é bem provável que superou isso, pois essas pessoas buscam ser felizes e entendem que para isso precisam conviver com incertezas. Como uma vez disse Steve Jobs, se ao acordar e descobrir que aquele seria seu último dia de vida, o que você gostaria de fazer é o que você vai fazer? Saber que você vai morrer é motivo suficiente para tirar qualquer medo da sua vida.

3. Outra coisa que parece algo bem estranho e até difícil de entender algumas vezes é:  fazer o que parece impossível é muito mais fácil do que fazer o que parece possível. Exemplo: Achamos ser difícil realizar contato com pessoas famosas – por telefone por exemplo -, mas ao mesmo tempo, pessoas famosas normalmente vivem solitárias pois não podem se expor frequentemente. Como há uma crença que é difícil conseguir contato, isto acaba por ser algo difícil, que ninguém tenta e ninguém consegue. Mas quando se tenta, é provável que se torne algo mais fácil do que parece. E em vários outros exemplos, o “impossível” pode ser mais fácil do que o possível. Descubra se o “impossível” está lhe atrapalhando.

4. Nunca se deve criar situações, encontros, reuniões ou mesmo atividades que faça você evitar as coisas importantes. De modo geral, o ser humano se defende das situações que não quer enfrentar e acaba por sabotar a si próprio. Faça sempre o que é importante e evite problemas futuros. Grandes empreendedores já sabem que é comum o sucesso depender da realização de tarefas que não se deseja realizar ao invés de se concentrar naquelas que se quer ou que se gosta.

5. Procure evitar delegar atividades para seus funcionários que você poderia simplesmente eliminar. Há tantas coisas que roubam nosso tempo e energia, que precisamos descobrir para “fabricar” tempo. Analise e considere se vale a pena gastar o tempo de quem você irá delegar a tarefa, e seja mais efetivo concentrando-se em coisas realmente importantes para o seu negócio.

6. Ser expert no seu negócio é algo positivo, mas você não precisa se tornar o “the best” (o melhor) – não é preciso conhecer absolutamente tudo. Se for para vender algo, basta que você conheça mais do que o seu potencial cliente. Acredite, se você se concentrar nisso, conseguirá vender com enorme facilidade e se precisar de ajuda poderá contar com alguém mais especializado na sua equipe.

O sétimo item fica por sua conta. Talvez você tenha ele em mente e possa compartilhar nos comentários!

Luis Fernando Freitas
Palestrante, Coach e Consultor
www.lfpdefreitas.com.br

Fonte: Dicas inspiradas no Livro “Trabalhe 4 horas por semana”, de Timothy Ferriss

Este artigo também foi publicado em https://www.linkedin.com/pulse/7-importantes-dicas-se-voc%C3%AA-quer-empreender-luis-fernando-freitas?trk=pulse_spock-articles