Warning: include(/home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/vendor/autoload.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/login-customizer.php on line 49

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/vendor/autoload.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/login-customizer.php on line 49
Executive Coaching - Business Executive Coach - LFP de Freitas
15 de Janeiro de 2016

Executive Coaching

O Coaching Executivo pode ser considerado um processo individualizado que suporta as lideranças, conduzindo por um profissional capacitado (o coach), com o objetivo do desenvolvimento pessoal e profissional do coachee (cliente), seja por meio da melhoria de performance, aprimoramento de competências, referencial para decisões de mudanças na própria carreira ou ainda, a preparação para abertura de novos ciclos na vida de um profissional.

É uma modalidade direcionada a empresários e executivos e se diferencia sensivelmente do Coaching de Carreira por focar no desenvolvimento do indivíduo, suas habilidades e competências para o alcance de alta performance dentro das empresas, e que envolve uma terceira parte, a própria empresa. Por isso, não objetiva trabalhar a carreira do executivo no sentido de uma nova oportunidade profissional ou guinada em sua trajetória profissional fora da organização, mas sim, potencializar o próprio profissional para produzir resultados mais efetivos e eficazes para a organização, seja nas atividades atuais ou na preparação para novos desafios internos.

Em outras palavras, o Coaching Executivo é uma relação de construção entre coach, coachee e empresa para alcance de um conjunto de metas definidas formalmente em um acordo no processo de Coaching, objetivando o aumento do desempenho do profissional e melhorando a efetividade dentro da empresa.

Além disso um processo de Coaching Executivo também trabalha aspectos pessoais da vida do coachee, isto porque melhoras de ordem pessoal permitem os executivos gerenciarem melhor seu tempo, entre outros fatores que permitam um melhor convívio e adequação com familiares, família, colaboradores, pares e chefes, nos diversos papéis exercidos por ele em sua vida.

Não se deve confundir o Coaching Executivo com outros recursos que de forma semelhante também são aplicados a profissionais, executivos e líderes, tais como o Counseling e o Mentoring, entre outras técnicas, pois possuem características diferentes. O Coaching tem seu foco em promover um movimento de dentro (reflexão) para fora (ação) e que envolve fundamentalmente, o engajamento e a motivação do coachee.

Com base nisso, devemos considerar que o Coaching Executivo não consiste em dar conselhos, nem é consertar as coisas e tampouco resolver problemas. É muito mais do que isso, pois trabalha na busca de clareza e das habilidades necessárias para fazer mudanças na vida das pessoas, inspirando-as a maximizar seu potencial profissional e pessoal.

Uma definição que considero expressa bem e de forma resumida o Coaching Executivo, é o da Universidade de Stanford: “Coaching Executivo é um método baseado na investigação para o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de criar consciência, gerar ação e facilitar o aprendizado e o crescimento. Seu foco está em melhorar a performance, ajudando os indivíduos a desenvolver e manter novas perspectivas, atitudes, habilidades e comportamentos”.

Temos no Brasil um grande volume de micro e pequenas empresas, muitas delas familiares, e esta característica potencializa demais a existência de um mercado para atuação do Executive Coach, seja para trabalhar problemas de ordem pessoal que são passados para dentro das organizações, seja na busca da melhoria dos resultados financeiros ou até planos sucessórios.

Vale destacar mais uma vez, que o Executive Coaching trabalha também no sentido de ajudar o cliente a administrar de forma assertiva e efetiva seu tempo, liderar com a confiança de seus colaboradores, delegar atividades com sucesso, tomar decisões com mais facilidade, dar e receber feedback, e também solucionar conflitos interpessoais.

E a busca do equilíbrio do profissional pode compreender uma ou mesmo diversos dos itens destacados a seguir:

  • Desenvolvimento de competências, capacidades e habilidades
  • Desenvolvimento de uma liderança efetiva e eficaz
  • Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Melhoria na comunicação e nas relações
  • Aumento de responsabilidade pelas ações tomadas
  • Adaptabilidade às mudanças e aumento de flexibilidade e performance
  • Aumento da capacidade de desenvolvimento dos colaboradores
  • Aumento da criatividade e busca de soluções
  • Identificação e eliminação de bloqueios e paradigmas
  • Melhoria do clima organizacional

E para as organizações os benefícios também podem ser diversos, tais como:

  • Melhoria na retenção, recrutamento e descoberta de talentos
  • Redução de turnover
  • Melhoria no ambiente empresarial
  • Desenvolvimento de executivos-chave
  • Planejamento de sucessão
  • Mais comprometimento entre os colaboradores
  • Melhor desenvolvimento de parcerias de negócios
  • Crescimento sustentável e contínuo do negócio
  • Resultados acima da média do mercado
  • Referência no mercado na adoção de técnicas e cultura de Coaching

E para uma melhor visualização das principais necessidades ou demandas dos processos de Coaching Executivo, abaixo é destacado um resumo dos papéis ou foco de trabalho que podem ser trabalhos pelo Coach Executivo:

  • Coaching de Skills / Competências – Possui foco em um projeto atual do coachee, podendo ser um método, estratégia ou comportamento
  • Coaching para Habilidades – Possui foco e atenção especial às tarefas e habilidades específicas do executivo a serem aprimoradas e/ou desenvolvidas
  • Coaching de Performance – Possui foco na efetividade do coachee em seu cargo atual, buscando a melhoria no contexto profissional/pessoal
  • Coaching de Desenvolvimento – Com foco em um cargo futuro e no desenvolvimento profissional para a promoção e aproveitamento de oportunidades
  • Coaching de Negócios – Com foco no desenvolvimento de um líder capaz de examinar e discutir situações confidenciais e/ou restritas da empresa.
  • Coaching para agenda dos Executivos – Com foco nas necessidades do executivo, seja para atender algo específico, pessoal ou profissional.