Construindo credibilidade

Para se construir credibilidade é preciso ter foco na resolução de problemas dos clientes e não no seu produto.

No meu trabalho digo que meu principal “produto” é credibilidade.

Digo isso pois sei que não conseguiria vender absolutamente nada se em primeiro lugar não fosse capaz de passar credibilidade nas coisas que falo e entrego para meus clientes.

Um empreendedor que queira criar um negócio de grande sucesso, e vamos deixar claro aqui que sucesso nem sempre está diretamente relacionado ao lado financeiro, precisa se atentar e assumir também como seu principal produto a credibilidade.

Mas como construímos credibilidade? Bom isso eu já destaquei no primeiro parágrafo, mas vou aqui reforçar.

É preciso entregar para o seu cliente exatamente o que você promete e se comprometeu, é preciso que você tenha referências no mercado em relação ao trabalho que executa, é preciso que você demonstre o porquê existe seu compromisso com o negócio, é preciso praticar o que se fala. Enfim, é preciso muita coisa.

Mas quando iniciamos o nosso negócio, não temos trabalhos e nem conhecimento específico para demonstrar a nossos clientes nossa credibilidade e então surge a dúvida de como construir credibilidade.

É bem provável que você já tenha uma carreira profissional e se assim for, será bem mais fácil, pois o que você pode demonstrar é justamente o seu compromisso em outras atividades, suas realizações e reconhecimentos que teve em suas tarefas.

Mas você pode ser um estudante, uma pessoa na casa dos vinte e poucos anos que ainda não viveu situações profissionais que pudesse servir de histórico para suportar seu estilo e sua credibilidade. Bom, nestes casos não está nada perdido, só é preciso que você demonstre maturidade, demonstre que está pronto para encarar este desafio e em alguns casos mostrar que este foi o caminho escolhido para sua carreira. Você poderá demonstrar ainda diversas outras situações “escolares” digamos assim, que mostre exatamente o seu estilo e compromisso.

Trabalhos voluntários em qualquer situação também irão lhe favorecer não somente para demonstrar para um possível cliente o seu estilo e construir sua credibilidade, como também servirá bastante para você desenvolver sua maturidade. Este é o tipo de coisa que você não perde, ou ganha de um lado ou ganha dos dois lados.

Este artigo também foi publicado em http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/construindo-credibilidade/87697/