Crise ou dificuldade!? Tenho 7 coisas para te dizer

Todo pequeno empreendedor se depara com inúmeros desafios no dia a dia do seu negócio, e em momentos de crise, muitas vezes são levados a se preocuparem mais do que o normal com a situação de seu negócio, deixando um pouco de lado certos comportamentos e atenção em pontos fundamentais.

Veja 7 dicas importantes:

1. Não se concentre em uma única atividade

É muito comum pequenos empresários se concentrarem apenas numa única atividade, o que pode impedir que se tenha uma visão ampla do negócio e se acabe dando mais importância ao que se está fazendo do que dar importância ao que é preciso ser feito.

2. Envolva as pessoas

Da mesma forma que é importante contratar bons profissionais, é preciso envolver as pessoas que fazem parte da sua equipe.

Fique atento, pois para se atingir um objetivo é preciso envolver as pessoas e para isso é fundamental que o empreendedor seja capaz de se comunicar adequadamente com sua equipe, transmitindo claramente a mensagem que deseja e estabelecendo a direção a ser seguida.

3. A execução é muito importante

É muito comum a preocupação de se ter boas ideias para o negócio, mesmo quando a empresa já está em funcionamento, mas é preciso também muita atenção na execução destas ideias, na hora de colocá-las em prática. Considere que a execução muitas vezes é mais importante do que a própria ideia.

É preciso se planejar a execução e saiba que um planejamento aquém do desejado pode ser compensado por uma boa execução, mas dificilmente um bom planejamento se for mal executado lhe trará os resultados desejados. Foque na execução do que você já tem em mãos.

4. Tome decisões

Uma coisa comum a qualquer ramo e para qualquer empreendedor é a necessidade de tomar inúmeras decisões a cada dia. No fundo, esta necessidade existe para todo ser humano, mas é no empreendedor que ela se manifesta intensamente até porque a decisão dele afeta também a vida de outras pessoas.

Seja capaz de tomar as decisões no momento certo, tenha coragem sabendo que é praticamente impossível acertar todas, mas tome muito cuidado quando deixar de tomar uma decisão.

De uma forma ou de outra, não tomar uma decisão já é uma decisão que você tomou – a de postergar ou a de não tomar uma decisão -, e isso pode fazer muita diferença num mercado cada vez mais dinâmico.

5. Assuma a responsabilidade

Se tomou decisões erradas não tenha qualquer receio de assumi-las, pois isso não lhe tornará frágil, muito pelo contrário, se você for capaz de entender o porquê uma decisão foi errada, será capaz de aprender com a situação.

Quando se assume a responsabilidade por uma decisão errada pode-se trabalhar para contornar aquele “erro”, mas quando negamos a assumir, não temos nenhuma ação efetiva para resolver aquela situação e podemos nos limitar apenas a lamentar, condição perigosa e que não ajudará.

6. Você pode errar, mas não pode ficar sem “caixa”

O maior erro que pode ocorrer para um empreendedor é ficar sem caixa (dinheiro) para tocar a operação da empresa. Nenhuma empresa pode continuar suas atividades sem dinheiro, e este erro pode levar o negócio literalmente para o buraco (falência).

A maior causa de empresas que interrompem suas atividades é por falta de fluxo de caixa, portanto, dê a devida importância a este item.

7. Concentre-se e acredite no seu negócio

Se você tiver uma atitude positiva frente ao seu negócio, acreditando e investindo nele, desenvolvendo sua equipe e atendendo bem seus clientes, se o seu produto é bom e/ou seu serviço adequado, trabalhe muito para o seu negócio, que mais cedo ou mais tarde as coisas vão ocorrer na medida do que você está buscando.

Boa sorte!

Luis Fernando Freitas
www.lfpdefreitas.com.br
Sócio Proprietário da Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais, Formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Contábil Financeira, com experiência de mais de 22 anos em negócios, tendo atuado em importantes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é Business Executive Coach e exerce também atividades de consultoria, realiza palestras e treinamentos para empresas e grupo de empresários com foco em empreendedorismo, comportamento empresarial, saúde financeira, finanças pessoais e outros temas, além de atuar no atendimento a setores de serviços e ensino.

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