Warning: include(/home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/vendor/autoload.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/login-customizer.php on line 49

Warning: include() [function.include]: Failed opening '/home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/vendor/autoload.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/8/8f/47/lfpdefreitas/public_html/wp-content/plugins/login-customizer/login-customizer.php on line 49
Como o Mentoring pode lhe ajudar em sua carreira
12 de setembro de 2016

Mentoring

Como mentor penso no Mentoring como um processo acelerado de desenvolvimento para pessoas ou líderes de alto potencial que buscam um alto desempenho.

Ele se diferencia do Coaching em muitos aspectos pois o contexto de desenvolvimento é determinado pelo Mentor e não pelo Mentee (no Coaching ele é determinado pelo Coachee e não pelo Coach). Se supõe ainda que o Mentee esteja determinado a ter sucesso em determinada área semelhante a do Mentor, embora o campo específico de ação pode ser alterado ou pode ser dinâmico.

Além disso, oferece oportunidades para o Mentee (aprendiz) introduzir novas conversas externas dentro de um contexto pré-determinado.

3 ações chaves na abordagem:

  • Fornecer um Insight
  • Personalizar o Engajamento
  • Registro Poderoso

Acredito que:

  • As pessoas não conseguem te ouvir enquanto estão ocupadas ouvindo elas mesmas. Busco identificar as conversas internas e penso num comentário poderoso;
  • Contexto é tudo. As pessoas não querem somente saber o que fazer, elas precisam comprar o motivo de fazerem determinada coisa. Coloco as conversas dentro de um contexto para que as vejam sob visão diferente e ampliada;
  • Pedidos poderosos refletem em um senso de responsabilidade compartilhada. Quando as pessoas entendem nossa história (e futuro) e como chegamos até tal ponto, elas ficam mais propensas a se juntarem a nós em uma jornada.

O desafio de desenvolver líderes visionários e eficazes que motivam, envolvem, estimulam, retém os talentos, exploram o potencial de liderança dentro de uma determinada organização ou empresa, são critérios chave que a maioria busca quando mergulha num programa de desenvolvimento profissional, seja para si próprio ou para seus colaboradores.

Neste sentido, temos a oportunidade de trabalhar competências comportamentais. Veja algumas delas:

  • Autoconhecimento
  • Autogestão
  • Consciência Social
  • Gerenciamento de Relações

O desenvolvimento dessas competências comportamentais inteligentes não ocorre apenas compartilhando informações e envolvendo as pessoas em aulas tradicionais ou treinamentos básicos. É preciso muito mais do que isso, e esse é o segredo de um trabalho extraordinário!

Se você se interessa ou necessita de mais informações sobre Mentoring, entre em contato comigo.