O que te impede de fazer o que você (realmente) quer fazer?

Ao fazer esta pergunta para muitas pessoas eu costumo receber como justificativa as mais variadas respostas, tais como:

  • eu não tenho dinheiro suficiente para realizar o que quero
  • eu não tenho tempo
  • eu não consigo
  • pra mim é difícil fazer
  • me falta apoio

E essas respostas são apenas alguns exemplos, pois na verdade ouço muito mais coisas, mas sempre na mesma linha de raciocínio.

Agora, eu te pergunto: o que têm em comum nestas respostas que destaquei?

Reflita antes de continuar…

Repare que todas elas são afirmações baseadas em justificativas, e buscam de alguma forma esconder o verdadeiro motivo que nos impede de realizar algo.

Este motivo não é outro senão o medo. Ou seja, o que impede e limita qualquer pessoa de fazer o que deseja, é o seu próprio medo. Todo o resto são desculpas ou justificativas que a própria pessoa cria na tentativa de se convencer de que não poderá realizar o que deseja, e assim ficar em sua zona de conforto.

Pode ainda parecer estranho para você essa minha afirmação mas acredite, para muitas pessoas é muito melhor conviver com a ideia de ser incapaz de realizar algo, do que conviver com a ideia de fracassar e colocar em risco sua “sobrevivência”. 

“O medo é a maior barreira metal que qualquer pessoa pode ter”

Qualquer ser humano tem compartilhado 2 principais medos:

  • O medo de não ser amado
  • O medo de não ser o suficiente

O primeiro é aquele medo que surge baseado em crenças de se eu fizer isso ou aquilo (ou não conseguir fazer), posso não ser amado por quem desejo que me ame.

O segundo é aquele medo de achar que não está pronto para realizar o que se quer, e muitos ficam na constante busca de mais conhecimento, o que acaba com que fiquem escravos desta atitude e nunca se sintam prontos o suficiente para realizar o que desejam.

Nossos medos muitas vezes são ilusórios, irreais, criados por nossa mente na busca de cuidar da nossa sobrevivência (em meus treinamentos aprofundo mais a origem dos medos e aqui quero lhe passar apenas uma ideia do assunto).

Talvez você possa estar se perguntando o que isso tem de errado!? Eu te respondo que nem sempre haverá algo de errado, apenas que muitas vezes isso impedirá que uma pessoa busque sua felicidade, sua realização pessoal e/ou profissional.

O medo te impede de fazer coisas importantes na sua vida porque ele existe para te proteger (instinto de sobrevivência). Seu cérebro evoluiu por milhões de anos, mas ainda mantem a programação inicial que é fugir de ameaças e prezar pela sua sobrevivência. Em momento algum ele foi concebido para te fazer feliz.

O instinto de sobrevivência surgiu numa época onde muitos medos eram reais e colocavam a vida do ser humano em risco. Você talvez concorde comigo que hoje as coisas são bem diferentes e justamente por isso, talvez, não precisamos nos limitar a nossos medos, pois eles podem não ser tão reais assim!*

Entendo que superar muitos de nossos medos é um grande desafio e que muitas vezes, sozinhos não conseguimos. Ter a consciência que o que nos impede de realizar qualquer coisa é o medo que desenvolvemos ao longo da nossa existência é um grande passo para pode superá-los e ser feliz. Afinal, o medo é a maior barreira metal que qualquer pessoa pode ter.

Eu busquei o Coaching para superar os meus medos, e após 7 treinamentos comportamentais que participei, em apenas 2 anos, consegui melhorar minha qualidade de vida e hoje realizo meus próprios treinamentos para passar adiante tudo o que aprendi. É claro que alguns medos ainda existem, mas outros já foram superados por mim e isso tornou minha vida muito melhor.

Agora eu te pergunto: se esse texto fez sentido para você, o que você pretende fazer a partir de agora para superar os seus medos? Reflita!

Luis Fernando Freitas

* Nunca diga para uma pessoa que o medo que ela sente é algo sem sentido ok!? Você pode não fazer ideia do quanto isso vai lhe distanciar dela…